PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

MP denuncia 4 por lavagem de dinheiro com verbas da Saúde no RJ

12 nov 2010 - 00h05
Compartilhar

O Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro denunciou à Justiça, pelo crime de lavagem de dinheiro, um casal de empresários e dois "laranjas" acusados de integrar um esquema de desvio de verbas da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). O MP apurou indícios de superfaturamento de 84% e favorecimento em um contrato para a compra de insumos realizado, sem licitação, em 2008.

Por solicitação do MP-RJ, a 39ª Vara Criminal da Comarca do Rio de Janeiro, que recebeu a denúncia, expediu mandados de busca e apreensão para o endereço de Maurício e Tânia Gerginer, na Barra da Tijuca, e para as supostas sedes das empresas Barrier Comércio e Serviços Ltda. e Kademed Medicamentos Ltda., ambas no shopping Nova América, em Del Castilho. No cumprimento dos mandados, foram apreendidos computadores, discos rígidos, livros de contabilidade e outros documentos.

"O Ministério Público está focado em apurar as fraudes na área da Saúde. O desafio que se impõe neste momento é rastrear o destino dos valores desviados, identificando-se seus reais beneficiários. O descontrole com o gasto na Saúde atinge o mais humilde dos cidadãos, justamente aquele que não tem opção senão buscar o atendimento público", afirmou o promotor Mateus Picanço de Lemos Pinaud.

A denúncia se refere à aquisição de 22,4 milhões de embalagens com 10 unidades de compressas de gaze cada uma, adquiridas ao valor unitário de R$ 0,59. A compra, com dispensa de licitação, foi feita junto à Barrier Comércio e Serviços Ltda. A Divisão Anti-Cartel do MP-RJ verificou, em análise, um superfaturamento de 84,38%, equivalente a R$ 7.694.343,70.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade