PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Começa busca por desaparecidos da ditadura em cemitério de SP

11 nov 2010 - 13h33
(atualizado às 13h41)
Compartilhar

Após a descoberta de um suposto depósito clandestino de ossadas no cemitério de Vila Formosa, zona norte de São Paulo, o Ministério Público Federal (MPF), a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), o Instituto Nacional de Criminalística e o Instituto Médico Legal de São Paulo iniciaram os trabalhos de localização dos restos mortais de aproximadamente dez desaparecidos políticos, entre eles os de Virgílio Gomes da Silva, o Jonas.

De acordo com a Procuradoria da República, a família de Virgílio Gomes da Silva obteve documentos que apontam o número do terreno em que ele teria sido enterrado no cemitério, em 1969.

Com a ajuda de um radar de penetração no solo e fotografias aéreas de 1972, peritos localizaram uma estrutura que pode estar relacionada a um depósito de ossos embaixo de um canteiro onde se encontrava um letreiro do cemitério, o que deve ser confirmado após escavação no local.

As exumações e abertura da estrutura encontrada deverão ocorrer na última semana de novembro. As ossadas que eventualmente forem encontradas no depósito clandestino permanecerão no local, que deverá ser mantido intacto até a sua abertura e, posteriormente, identificado e vedado até remoção definitiva.

Mais de 450 pessoas foram mortas ou desapareceram durante o período do último regime militar no Brasil (1964-1985).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade