PUBLICIDADE

MPF-RO leiloará madeira extraída ilegalmente de terra indígena

11 nov 2010 - 13h03
(atualizado às 13h10)
Compartilhar

O Ministério Público Federal de Rondônia (MPF-RO) fará um leilão judicial de madeira retirada ilegalmente de terras indígenas do Estado, no dia 13 de dezembro, na seção judiciária da Justiça Federal em Ji-Paraná. O dinheiro arrecadado será destinado a investimentos no meio ambiente e a comunidades indígenas.

Segundo o procurador da República Daniel Fontenele, a decisão de leiloar o material foi tomada sob o argumento de que "há mais de 30 anos verifica-se extração irregular de madeira em terras indígenas, sendo que o distrito de Boa vista do Pacarana, em Espigão D'Oeste, é considerado um polo convergente de tais ações criminosas". Segundo o procurador, o meio ambiente e os índios são os mais prejudicados com a ação ilegal razão pela qual devem ser compensados com os recursos obtidos no leilão.

A madeira que será leiloada foi retirada ilegalmente das terras indígenas de três etnias: Cinta Larga (Reserva Roosevelt), Suruí (Terra Indígena Sete de Setembro) e Zoró. O Ibama avaliou em mais de R$ 674 mil a madeira em tora. Já a madeira serrada tem valor estimado acima de R$ 159 mil.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade