PUBLICIDADE

Polícia

AM: polícia confirma 3 mortos em rebelião; reféns são libertados

10 nov 2010 - 15h28
(atualizado às 21h22)
Compartilhar
Arnoldo Santos
Direto de Manaus

Presos rebelados na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus (AM), mataram três pessoas nesta quarta-feira. A Secretaria de Segurança Pública chegou a divulgar que seriam quatro vítimas, mas a informação foi corrigida. A rebelião foi controlada e os seis funcionários do presídio feitos reféns foram liberados.

Rebelião de mais de 300 presos em cadeia de Manaus deixou três mortos
Rebelião de mais de 300 presos em cadeia de Manaus deixou três mortos
Foto: Bruno Freitas / Futura Press

Segundo o major Cláudio Silva, comandante do grupo de resposta rápida da Polícia Militar, a informação de quatro mortos foi passada pelos próprios detentos. "Quando chegamos no presídio, eles (os detentos) informaram que havia quatro homens mortos lá dentro. Depois, verificamos que eram três", disse o oficial.

A polícia informou que morreram na rebelião os detentos Rivelino Albuquerque (Rivas), Valdemir Bastos e Fábio dos Remédios Martins. Os presos começaram o tumulto às 11h (13h do horário de verão) e mantinham com eles quatro homens e duas mulheres, que não tiveram os nomes divulgados.

Segundo Bernardo da Encarnação, secretário executivo assistente da Secretaria de Justiça do Amazonas, dos quatro pavilhões em que se dividem os presos da cadeia, dois estavam envolvidos na rebelião, sendo que os detentos do raio B invadiram o raio C.

Os presos iniciaram a rebelião ateando fogo em colchões na parte central do presídio, onde ocorre o monitoramento do local. O Corpo de Bombeiros foi chamado e o incêndio foi contido, sem causar maiores estragos.

Os 161 presos do pavilhão D, onde se localizam condenados por casos de estupros, foram os primeiros a serem retirados de suas celas e transferidos para o pátio para evitar uma nova invasão e mais pessoas envolvidas.

A Tropa do Comando de Policiamento Especializado, o Batalhão de Choque e a Força Tática da Polícia Militar participaram da operação para conter a rebelião.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade