PUBLICIDADE

Cidades

Calor chega a 41ºC em SC; Sul registra ventos de 100 km/h

9 nov 2010 - 17h31
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O calor intenso registrado na tarde desta terça-feira fez os termômetros marcarem 41°C na cidade de Criciúma, na região sul de Santa Catarina, segundo estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais (Ciram). A Defesa Civil estadual está em alerta devido à mudança brusca do tempo e a chegada de uma frente fria que trouxe ventos de 100 km/h ao Estado, em Campo Belo do Sul, a 250 km da capital. No Paraná, o calor de 31°C registrado em Curitiba precedeu a chuva e ventos fortes. Em Cascavel, uma rajada de 100 km/h foi registrada no aeroporto de por volta das 14h.

Casal tenta se proteger do vento em praia de Florianópolis (SC)
Casal tenta se proteger do vento em praia de Florianópolis (SC)
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

Em Chapecó (SC) as rajadas chegaram aos 83 km/h e em São Joaquim, na região serrana do Estado, a 74 km/h. Ventos de 74 km/h foram registrados também em Marechal Cândido Rondon (PR), onde choveu cerca de 20 mm entre 13h e 16h, segundo a agência meteorológica Climatempo. Na região de Foz do Iguaçu (PR), o tempo virou ainda de manhã e, até as 16h, havia chovido aproximadamente 36 mm. Em Morretes, no litoral paranaense, o calor foi muito intenso e chegou quase a 35°C, enquanto cidades do norte do Estado registraram calor em torno dos 33°C.

Na capital de Santa Catarina, os termômetros marcaram 31°C e o ar abafado trouxe a sensação térmica de um dia ainda mais quente. Apesar do calor intenso, o vento acabou afastando os banhistas das principais praias. A Lagoa da Conceição atraiu vários praticantes de esportes como o kitesurfe e windsurfe. "O dia está para ficar na água e curtir a velocidade desses brinquedinhos", disse Felipe César Campos, 34 anos, que tirou a tarde de folga para participar de uma aula de windsurfe.

A meteorologista do Ciram Marilene de Lima afirmou que uma forte instabilidade pode atingir a costa catarinense na noite desta terça e madrugada de quarta-feira. Estão previstas rajadas intensas de vento e descargas elétricas. "Para a quarta-feira o tempo deve voltar a melhorar, mas sem o calor registrado nos últimos dias", afirmou.

Durante a noite de hoje, o Paraná deve permanecer em alerta, pois há risco de temporais. A temperatura cai bastante amanhã e os próximos dias serão com noites e manhãs relativamente frias. O sol volta a predominar na quinta-feira.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade