PUBLICIDADE

Política

Operação da PF investiga financiamento de campanha no Acre

4 nov 2010 - 12h37
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Altino Machado
Direto de Rio Branco

A Polícia Federal (PF) no Acre deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) a "Operação Terra Caída", com mandados de busca e apreensão em seis endereços em Rio Branco (AC) e três no Estado de São Paulo. Segundo informações oficiais, as buscas ocorreram apenas nas nove localidades e foram finalizadas no início da tarde, sem que ninguém tenha sido preso. A PF está contabilizando o material apreendido e mandará os resultados para a Justiça Eleitoral dentro de um prazo de 30 dias.

O escritório do empreiteiro Sérgio Nakamura, ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), foi um dos locais onde a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Rio Branco.

Nakamura dirigiu o Deracre durante os dois mandatos do ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), senador eleito que está sendo investigado pela PF por suposta compra de votos. Nakamura é um dos três assessores do ex-governador e quatro empreiteiros denunciados no ano passado pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal, por desvio de R$ 22,8 milhões destinados às obras de pavimentação e restauração de trechos da rodovia BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, na região do extremo-oeste do País.

A PF informou que a operação tem por objetivo investigar o financiamento irregular de campanha eleitoral disputada no Estado do Acre. De acordo com a própria PF, empresas privadas, contratantes com o poder público, estariam doando recursos não declarados à Justiça Eleitoral. "O dinheiro estaria sendo empregado a princípio na compra de votos e conseqüente abuso de poder econômico", informa a PF.

Os materiais recolhidos durante as buscas serão alvo de análise para posterior instrução do inquérito policial que corre em segredo de justiça. Na execução dos trabalhos nenhuma pessoa foi presa, por não haver representação por prisão cautelar dos investigados.Segundo a PF, após concluído, o inquérito será remetido à Justiça Eleitoral no Acre para continuidade da persecução penal.

Nome da operação
A operação faz menção ao romance Terra Caída, do cearense José Potyguara, um dos livros que inspiraram a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, da novelista acreana Glória Perez. Potyguara descreve a saga dos seringueiros que protagonizaram o ciclo da borracha.

Em Terra Caída, a condição desigual das personagens encontra um destino comum na destruição: todos serão vítimas da floresta impiedosa (com seus animais ferozes e dilúvios devastadores) e da perversidade que emaranha pais e filhos em disputas sexuais, transforma mulheres em mercadoria e envolve compadres e camaradas em rivalidades homicidas.

Fonte: Terra Magazine
Compartilhar
Publicidade