PUBLICIDADE

Jacaré encontrado em córrego é morto por moradores no ES

3 nov 2010 - 17h23
(atualizado às 18h52)
Compartilhar
Eliana Gorritti
Direto de Vila Velha

Os moradores da região de Cobilândia, em Vila Velha, na Grande Vitória (ES), estão revoltados com um crime ambiental. Segundo eles, um grupo de jovens matou a facadas o jacaré que apareceu em um córrego da região na manhã de terça-feira, depois das fortes chuvas que atingiram o Estado.

Jacaré, que apareceu em córrego na manhã de terça-feira, foi morto por moradores
Jacaré, que apareceu em córrego na manhã de terça-feira, foi morto por moradores
Foto: Eliana Gorritti / Especial para Terra

De acordo com a moradora Cláudia Hoffmann, que estava preocupada com o animal desde quando ele apareceu, alguns homens haviam tentado caçar o bicho. "Ficamos aguardando a Polícia Ambiental e tentando proteger o jacaré, mas por volta das 22h um grupo de aproximadamente seis a oito rapazes veio desde a altura de Jardim Marilândia, na beira do valão, tentando caçar o animal. Eles ficavam cercando o jacaré com redes, arpão e cordas até que conseguiram retirar da água. Foi tudo muito rápido", afirmou a funcionária pública.

A moradora também disse que, ao retirar o bicho, os rapazes logo colocaram um pano sobre ele e o mataram com facadas e pauladas, pois o jacaré se debatia muito. "Mesmo com a gente gritando e dizendo que era crime ambiental eles foram embora a pé com o jacaré morto. E nada da polícia aparecer. Eu fico indignada com esse descaso".

Desde que o jacaré apareceu na região, os moradores tentavam contato com órgãos como o Ibama e a Polícia Ambiental e, de acordo com eles, somente por volta das 18h de terça uma patrulha da polícia chegou ao local. "Os policiais saíram do carro, olharam o valão e disseram voltar mais tarde com os equipamentos necessários para retirar o animal", disse Claúdia.

A 1ª Companhia da Polícia Ambiental afirmou que uma equipe foi acionada para ir até Cobilândia, mas teve que se deslocar para uma operação contra caçadores no município de Viana, também na Grande Vitória. Ainda segundo a polícia, quando os agentes chegaram ao local, a guarnição não visualizou o animal e ficou aguardando alguns minutos. Eles também fizeram um levantamento na área e não avistaram o jacaré. Por esse motivo, a equipe retornou a operação de Viana.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade