PUBLICIDADE

SP: 12 milhões de paulistas podem se vacinar contra o sarampo

3 nov 2010 - 10h26
(atualizado às 11h58)
Compartilhar

A secretaria de saúde do Estado de São Paulo decidiu convocar os 12,2 milhões de paulistas com idades entre 1 e 19 anos para tomar a vacina contra o sarampo. O objetivo é a prevenção contra a doença, depois de casos registrados no Para, Paraíba e no Rio Grande do Sul.

São Paulo não tem casos de sarampo desde 200, mas a proximidade das férias reforça a necessidade de vacinação, que será oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a única prevenção eficaz contra a doença.

O calendário de imunização do Estado indica que a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses de idade, com reforço entre 4 e 6 anos. Desde 3008, há indicação de vacina para pessoas com até 19 anos que não receberam a segunda dose.

A mobilização vão até o dia 30 deste mês. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na capital, o Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e os terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda também abrem aos finais de semana e feriados, das 8h às 20h.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, de transmissão respiratória e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse intensa, conjuntivite e pele com manchas avermelhadas. Em alguns casos, pode levar a morte.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade