PUBLICIDADE

Cidades

Vendaval derruba 9 torres próximo à maior hidrelétrica de SP

16 out 2010 - 22h40
(atualizado em 20/10/2010 às 10h08)
Compartilhar
Chico Siqueira
Direto de Araçatuba

Pelo menos nove torres de linhas de transmissão foram derrubadas neste sábado por um vendaval que atingiu a região da usina de hidrelétrica de Ilha Solteira, no extremo noroeste do Estado de São Paulo, divisa com Mato Grosso do Sul. A usina, a maior do Estado e a terceira maior do País em geração de energia, teve de ser desligada por cerca de uma hora por conta do acidente, mas não houve prejuízo ao abastecimento. As torres caíram dentro do rio Paraná.

Ventos fortes derrubaram árvores e torres na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul
Ventos fortes derrubaram árvores e torres na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul
Foto: Chico Siqueira / Especial para Terra

A estação meteorológica de Três Lagoas do Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva forte às 15h, acompanhada de rajadas de vento que chegaram a 50 km/h. Segundo informações da Climatempo, o desenvolvimento da instabilidade foi favorecida pelo aquecimento e aumento de umidade próximo à superfície.

Outras cinco torres de transmissão tombaram na zona rural, deixando a cidade de Selvíria (MS), a 6 km da hidrelétrica, no escuro. Na cidade de Ilha Solteira, a suspensão de energia foi parcial. Segundo prefeito Edson Gomes (PP), os estragos foram muitos: diversas casas e dois restaurantes tiveram o teto destruído, árvores caíram sobre carros e casas. "Até agora, pelos dados que temos, seis famílias ficaram desabrigadas e tiveram de ser abrigar em casas de parentes", disse. Ninguém ficou ferido.

O trabalho de recuperação da cidade deverá ser iniciado na manhã deste domingo, quando técnicos da prefeitura terão avaliação completa dos estragos causados. Na usina de hidrelétrica, os engenheiros apenas confirmaram que os estragos causados pelo vendaval foram "parciais" e não quiseram dar maiores detalhes.

No domingo, a Companhia Energética de São Pauloa (Cesp) confirmou a queda das torres, mas disse não ser a responsável pela parte de transmissão de energia elétrica e, por isso, não poderia confirmar se houve falta de luz na região por conta do acidente.

Colaboraram com esta notícia os internautas Arnaldo de Barros e Marcos Leandro Bonelli, de Ilha Solteira (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade