PUBLICIDADE

Polícia

Presos 3 policiais e mais de 56 em 3 Estados por desvio de carga

6 out 2010 - 08h43
(atualizado às 16h27)
Compartilhar

A Polícia Federal, junto com a Polícia Militar do Paraná, realiza nesta quarta-feira uma operação que tem como objetivo cumprir 121 mandados de prisão preventiva e 98 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A ação pretende acabar com seis quadrilhas envolvidas com desvio de cargas na cidade de Paranaguá (PR). Foram cumpridos, até a tarde de hoje, 56 mandados de prisão no Paraná. Entre os detidos estão três policiais civis, suspeitos de envolvimento em extorsão. Outros três mandados foram cumpridos, sendo um em São Paulo e dois em Santa Catarina.

Todos os presos serão transferidos para a sede da Polícia Federal em Curitiba (PR). Foram apreendidos nove caminhões e R$ 220 mil em dinheiro com um dos presos de Paranaguá. Além dos policiais, foram detidos advogados, caminhoneiros, funcionários de terminais portuários, donos de empresas de fachada- responsáveis pela emissão de notas frias - e receptadores.

A Operação Colônia foi iniciada após a polícia receber diversas denúncias encaminhadas por empresas que haviam sido lesadas em centenas de milhares de reais pelos criminosos. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Paranaguá.

Durante as investigações, a polícia constatou que, somente no município, seis quadrilhas desviaram neste ano cerca de 2 mil t de cargas diversas (grãos, fertilizantes, óleo de soja, entre outros).

Segundo a polícia, para executarem os crimes, os criminosos usam táticas como o lançamento fictício de descargas nos sistemas de terminais portuários, substituição de fertilizantes desviados por produtos de menor valor e carregamentos de caminhões com placas clonadas e documentos falsos que nunca chegam ao destino.

As quadrilhas são formadas por caminhoneiros, funcionários de terminais portuários, donos de empresas de fachada para emissão de notas frias e pelos receptadores, além de vários criminosos intermediários que informavam sobre as cargas a serem desviadas e aliciavam balanceiros de empresas e transportadoras.

Durante a fase sigilosa da investigação, foram realizadas operações que resultaram na prisão em flagrante de 24 pessoas e na apreensão de 11 caminhões, sendo impedidos desvios que somariam 350 t de produtos diversos e o furto de duas carretas.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade