PUBLICIDADE

Oriente Médio

Celso Amorim e Ahmadinejad discutem troca nuclear do Irã

23 set 2010 - 15h29
(atualizado às 16h36)
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, se reuniu na noite de quarta-feira, em Nova York, com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, com com quem falou sobre cooperação bilateral, relações regionais e a polêmica nuclear que envolve a República Islâmica. Segundo informa nesta quinta-feira a agência de notícias iraniana Fars, o líder iraniano e o chefe da diplomacia brasileira voltaram a destacar a validade da proposta de troca de combustível nuclear assinada em 17 de maio por Ahmadinejad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O documento, definido pelos três países envolvidos como um primeiro passo necessário para resolver a disputa, não foi aceito pela maioria dos membros do Conselho de Segurança da ONU, que acabou aprovando novas sanções internacionais contra o Irã porque o país manteve o enriquecimento de urânio. Vários países, como Estados Unidos, Reino Unido e Israel, acusam o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aspirações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de armamento atômico, alegação negada por Teerã.

Meses antes da declaração de Teerã, o regime iraniano rejeitou uma proposta de troca de combustível similar feita por Estados Unidos, França e Rússia. A agência Fars revelou, além disso, que Ahmadinejad e Amorim também planejaram questões de cooperação e troca comercial bilateral. O comércio entre Irã e Brasil disparou nos últimos anos, chegando a US$ 1,5 bilhão, com um balanço propício ao Brasil.

A colaboração bilateral também centrou a reunião de quarta-feira à noite entre o presidente iraniano e o chefe da diplomacia equatoriana, Ricardo Patiño, paralela à Assembleia da ONU. Segundo a Fars, Patiño expressou o desejo de seu país que comecem a ser aplicados os acordos bilaterais assinados recentemente entre os dois Governos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade