PUBLICIDADE

Após 3 dias, baleia franca encalhada é sacrificada em SC

10 set 2010 - 22h08
(atualizado às 22h11)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A baleia franca que ficou por mais de três dias encalhada na praia de Itapirubá, em Laguna (SC), foi sacrificada na noite desta sexta-feira por veterinários. A decisão de fazer eutanásia no animal de 50 t foi anunciada durante a tarde pelo Projeto Baleia Franca (PBF), após reunião de representantes e especialistas de vários órgãos.

A baleia franca encalhou em Laguna (SC) na manhã de terça-feira
A baleia franca encalhou em Laguna (SC) na manhã de terça-feira
Foto: Divulgação

O sacrifício aconteceu pouco depois das 20h. Horas antes, foi aplicado um anestésico no mamífero, que já respirava com muitas dificuldades há mais de dois dias. Especialistas já haviam cogitado a possibilidade da eutánasia ainda na quarta-feira, quando o mar revolto impediu a chegada de rebocadores que auxiliariam na tentativa de remover o animal.

O caso gerou muita comoção em Laguna. De acordo com as informações da Polícia Militar Ambiental, cerca de 30 pessoas acompanharam o sacrifício da baleia.

Biólogos e veterinários ainda estarão no local no sábado. Antes de enterrá-la na praia, eles deverão remover tecidos da baleia para analisar se uma possível doença a tenha feito encalhar. A suspeita é a de que o animal já estivesse muito debilitado quando parou em um banco de areia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade