PUBLICIDADE

Cidades

SC: parada gay reúne cerca de 100 mil em Florianópolis

5 set 2010 - 19h01
(atualizado às 21h41)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Santa Catarina

Cerca de 100 mil pessoas, segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, participam da parada da Diversidade em Florianópolis neste domingo. A festa segue até as 23h.

Desde o início da tarde, milhares de pessoas se concentraram na avenidas Beira Mar Norte, no centro da cidade. Onze trios elétricos e muita música eletrônica animaram o público desde as 14h. Mas a parada mesmo só começou às 17h, quando a organização tocou o hino nacional, realizou alguns dicursos e declarou aberta a Parada Gay.

Milhares de participantes, inclusive muitas famílias e crianças, seguiram por uma marcha de um quilômetro, até o trapiche da avenida.

A parada de 2010 usa o tema "Abraçando a Diversidade" e celebra um ano da aprovação da lei que tornou a prática de homofobia como um crime em Florianópolis. A organização aproveitou a "invasão" de candidatos a cargos de deputados na parada para pedir apoio em aprovação de leis como a liberação de casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Temos que educar nossas crianças e família e mostrar que somos pessoas iguais e não podemos sofrer preconcento, Estamos aqui para celebrar o amor", disse Tiago Silva, ex-vereador que criou a lei e um dos organizadores da Parada. "É um avanço, mas ainda falta muito no país para que a opção sexual seja respeitada. Quero casar aqui, na minha cidade e não admito ter que ir à Argentina para fazê-lo".

A festa deve avançar noite adentro na principal avenida de Florianópolis com a apresentação da cantora Wanessa Camargo.

Parada Gay deve se estender ao longo da noite em Florianópolis
Parada Gay deve se estender ao longo da noite em Florianópolis
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade