PUBLICIDADE

Lula erra nome de favela ao lançar projeto turístico no Rio

30 ago 2010 - 13h15
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Rodrigo Teixeira
Direto do Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu uma gafe nesta segunda-feira durante um evento de inauguração na zona sul do Rio de Janeiro. No lançamento de um projeto turístico de inclusão social na favela de Santa Marta, no bairro de Botafogo, Lula errou o nome da comunidade beneficiada, chamando-a de Santa Bárbara.

"Quem não é daqui, não tem essa obrigação de conhecer o nome. Só quem é da comunidade que tem a obrigação de saber isso", justificou o presidente, após ser corrigido. Além de Lula, estiveram presentes no evento os ministros das Cidades, Márcio Fortes, do Turismo, Luiz Barreto, das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Justiça, Luiz Paulo Barreto, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral.

O projeto, chamado Rio Top Tour, tem o objetivo de treinar moradores de comunidades carentes para receber turistas em áreas antigamente dominadas pelo tráfico de drogas. A prefeitura pretende transformar Santa Marta em um novo mirante de observação da orla carioca.

Durante o evento, Lula afirmou que pretende voltar à comunidade após a implantação do projeto, para "comer uma feijoada e tomar um chope". Segundo ele, os membros de sua comitiva jamais pensariam em estar em Santa Marta antes da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro.

Lula ainda pediu o fim do uso do termo "favela" para designar comunidades carentes. Segundo ele, a palavra está vinculada à criminalidade. "Antes, era romântico, dava samba, mas hoje o sinônimo de favela é violência", disse Lula. "Não queremos mais isso, queremos uma polícia que esteja junto à comunidade, e não mais subindo o morro e dando tiro", afirmou. Segundo Lula, o projeto das UPPs do Rio de Janeiro será levado à esfera federal e aplicado em todo o País.

Lula conversa com o prefeito Eduardo Paes em visita ao morro Santa Marta
Lula conversa com o prefeito Eduardo Paes em visita ao morro Santa Marta
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade