A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou, nesta terça-feira, uma nova listagem que amplia para 70% dos municípios a proibição de queimar, a qualquer hora do dia, a palha proveniente da cana de açúcar. À relação inicial, que citava 389 cidades, foi adicionada uma ampliação de 67 cidades.
A razão é a baixa umidade relativa do ar que predomina sobre o Estado. Sem umidade, a propagação de incêndios é muito rápida e ações de incineração podem sair de controle. Em maio, já havia sido determinada a restrição à queima da palha da cana de açúcar em todo o território paulista das 6h às 20h entre os dias 1º de junho e 30 de novembro.
A umidade relativa do ar chegou a 16% na tarde desta terça-feira, na capital do Estado. Às 13h, quando a umidade era de 19%, a Defesa Civil decretou estado de alerta. Não chove há 19 dias e o acúmulo pluviométrico em agosto é de apenas 0,6 mm, quando o esperado para esta época do ano é de 39 mm.
- Redação Terra

Assista agora »
Assista agora »