PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

SP suspende vacinação de animais após reações adversas

19 ago 2010 - 18h17
(atualizado às 21h06)
Compartilhar

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, que recomendou a todos os municípios a suspensão da vacinação contra a raiva animal em cães e gatos, por precaução, porque o número de reações adversas notificadas ao órgão está acima do observado em anos anteriores, e coloca em risco a vida dos bichos.

A maioria dos casos de reação adversa foram identificados na capital paulista e em Guarulhos, região metropolitana. Foram sete casos de choque anafilático em animais vacinados, sendo que seis morreram, quatro gatos e dois cães.

Entre os dias 16 e 17 de agosto foram imunizados 121.691 animais na capital paulista.Apresentaram reação 567 casos, sendo que 38% foram considerados graves com sintomas como abatimento, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Em Guarulhos, entre os dias 9 e 13 de agosto, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados.

Segundo a secretaria, os gatos, e os cães de pequeno porte (de até 6,5 kg) foram os que mais apresentaram reações. O Instituto Pasteur, órgão da pasta, vai investigar os óbitos e as reações graves.

A secretaria informou ao Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados, sobre os problemas surgidos, mas aind anão obteve resposta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade