PUBLICIDADE

Europa

França homenageia diplomata brasileiro morto no Iraque

19 ago 2010 - 11h33
(atualizado às 12h21)
Compartilhar

O ministro de Exteriores da França, Bernard Kouchner, prestou nesta quinta-feira uma homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos foi morto há sete anos em um atentado terrorista em Bagdá.

"No dia 19 de agosto de 2003, Sérgio e 21 de seus companheiros foram vítimas de um atentado em Bagdá, enquanto participavam, no marco de ação da ONU, no ressurgir do Iraque", disse Kouchner, em comunicado, no qual destacou que "seu compromisso continua sendo um exemplo para todos".

O chefe da diplomacia francesa fez as declarações em evento comemorativo ao Dia Mundial da Ajuda Humanitária. Para o ministro, "o dia tem especial relevância atualmente, quando a comunidade internacional se mobiliza a favor do Paquistão", dramaticamente afetado por inundações.

Kouchner dedicou também algumas palavras "aos trabalhadores humanitários assassinados no Afeganistão há duas semanas" e ao francês Michel Germaneau, morto no Sahel no mês passado pela Al Qaeda do Magrebe Islâmico, assim como 17 ativistas executados em 2006 no Sri Lanka, cujos executores ainda não foram encontrados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade