PUBLICIDADE

Avião de pequeno porte cai na Baía de Guanabara

12 ago 2010 - 09h55
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Luis Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

Um jato bimotor Learjet 55 da OceanAir Táxi Aéreo caiu na manhã desta quinta-feira, com três pessoas a bordo, na Baía de Guanabara, próximo à cabeceira do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o acidente ocorreu durante o pouso da aeronave, que deslizou na pista e ficou parcialmente submersa. As três pessoas foram resgatadas com vida.

Segundo uma fonte do aeroporto, o pneu traseiro do trem de pouso teria estourado durante a operação e uma das turbinas, parado de funcionar. O piloto teria feito manobra para tentar parar (uma volta na pista, como um cavalo de pau), mas acabou caindo no mar. Apesar de a OnceanAir não confirmar o destino do avião, ele estaria se dirigindo, segundo a fonte, ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), onde pegaria passageiros. A assessoria da apresentadora Xuxa Meneghel confirmou que ela embarcaria na aeronave.

As operações de pousos e decolagens foram suspensas às 9h33 e retomadas às 10h31, segundo a Infraero. Quatro voos que chegariam no Santos Dumont durante o período foram alternados para o Galeão.

No momento do acidente, um barco do tipo catamarã passava pelo local e ajudou a resgatar as vítimas. Um caminhão do Corpo de Bombeiros e uma lancha da Capitania dos Portos auxiliam o trabalho. Técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados ao local.

Leia na íntegra a nota divulgada pela companhia aérea:

A Ocean Air Táxi Aéreo informa que na manhã desta 5ª. Feira, 12 de agosto, a aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, de sua propriedade, deslizou na pista quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, caindo de baixa altitude nas águas da Baía da Guanabara. Os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da empresa.

A Ocean Air Táxi Aéreo já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente e reafirma seu compromisso com os mais rigorosos procedimentos de segurança em vôo e em terra.

Carreta dos bombeiros tenta retirar aeronave da Baía de Guanabara
Carreta dos bombeiros tenta retirar aeronave da Baía de Guanabara
Foto: AP

Com informações de O Dia e JB Online.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade