PUBLICIDADE

RS: presidente da Câmara de Triunfo se afasta após denúncias

10 ago 2010 - 11h59
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

O presidente da Câmara de Vereadores de Triunfo, na região metropolitana de Porto Alegre, pediu afastamento do cargo alegando "questão de segurança" após tumulto na sessão plenária de segunda-feira. Fábio Wrasse (PDT) é acusado de fazer turismo com a família quando estaria sendo financiado pelo poder público para um curso de aperfeiçoamento.

A procuradora da Câmara de Triunfo, Michele Dias Leite, disse que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seria definida ontem para apurar as denúncias, mas uma grande confusão adiou a instauração para a próxima semana. O vereador João Batista (PT) assumiu interinamente a presidência.

Denúncias
A Polícia Civil fez buscas na segunda nas câmaras de vereadores de três municípios do Rio Grande do Sul. A Operação Legislatur foi desencadeada pelo Departamento de Investigação ao Crime Organizado (Deic) após reportagem do Fantástico denunciar um esquema que fraudava cursos de qualificação para beneficiar vereadores que faziam turismo com suas famílias.

Segundo o delegado Ranolfo Vieira Junior, que coordena a operação, os policiais do Deic cumpriram mandados de busca e apreensão nas câmaras de Triunfo, General Câmara e Dom Pedro de Alcântara. Entre os documentos apreendidos estão notas de diárias e diplomas de participação de cursos.

A polícia instaurou inquérito na última quarta-feira, após ser informada do esquema pela equipe que fazia a reportagem. Na sexta-feira, a Justiça expediu os mandados de busca e apreensão.

Na reportagem divulgada no último domingo, vereadores são flagrados fazendo programas turísticos com familiares no horário em que deveriam frequentar cursos de qualificação. A equipe da TV acompanhou encontros em cinco Estados e comprou dois diplomas falsos em nome de um vereador falecido e outro em nome do atacante Roque Santa Cruz, da seleção paraguaia de futebol.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade