PUBLICIDADE

Cidades

Lula compara socorro a desastres no Nordeste e no Haiti

3 ago 2010 - 12h08
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta terça-feira, em sua coluna semanal O Presidente Responde, o socorro às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco, ocorridas em junho, ao envio de ajuda ao Haiti, durante o terremoto que atingiu o país caribenho em janeiro. Em resposta a um empresário carioca, que questionou se o governo prestou ajuda aos nordestinos na mesma proporção que ao povo haitiano, o presidente afirmou que agiu "com enorme rapidez para socorrer as vítimas" brasileiras.

Lula citou as ações de apoio às vítimas no Nordeste, como a liberação de R$ 550 milhões para socorro emergencial e o envio de 86 mil cestas de alimentos, de 23 kg cada, além do envio de 16 t de medicamentos e insumos e 700 mil doses de vacinas. "Essas e diversas outras medidas foram tomadas com a rapidez necessária para o atendimento emergencial e para a reconstrução das cidades e da vida das pessoas atingidas", disse o presidente.

"Autorizamos o saque do FGTS e antecipamos os pagamentos dos benefícios da Previdência e do Bolsa Família. O Ministério das Cidades colocou à disposição R$ 150 milhões para a reconstrução das casas, tendo como plataforma o Minha Casa Minha Vida", disse.

Segundo Lula, o Brasil "tinha o dever" de socorrer as vítimas do terremoto no Haiti, "não apenas por solidariedade, mas também por ser o país que coordena a missão de paz da ONU". "O terremoto afetou 3 milhões de pessoas e causou entre 100 mil e 200 mil mortes", afirmou Lula, para justificar a atuação brasileira.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade