PUBLICIDADE

Praça em SE é anunciada patrimônio cultural da humanidade

1 ago 2010 - 18h54
(atualizado às 20h27)
Compartilhar

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anunciou neste domingo, em Brasília, que a praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), é o mais novo patrimônio cultural da humanidade. Com a decisão, anunciada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, sobe para 18 o número de patrimônios da humanidade da lista no Brasil.

Cidade de São Cristóvão foi a primeira capital do Sergipe
Cidade de São Cristóvão foi a primeira capital do Sergipe
Foto: Marco Vieira/Secom / Divulgação

Após o anúncio, o governador Marcelo Déda (PT) recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Foi uma vitória do Brasil", disse. Para o presidente, o título é importante para Sergipe e para a preservação do patrimônio histórico do País. Para Déda, foi uma "grande vitória da cultura de Sergipe e para a história do Brasil".

A praça, localizada na quarta cidade mais antiga do País, era a única inscrição brasileira na 34º sessão anual do comitê. O centro histórico da cidade de Goiás (GO) foi a última inscrição brasileira aceita pela organização, na sessão de 2001.

"A concessão do título pela Unesco ajuda a preservar este tesouro, fortalece o turismo cultural e eleva a autoestima do povo sergipano. A decisão de hoje confirma São Cristóvão como berço de Sergipe e patrimônio da humanidade. O governo de Sergipe, que já vinha investindo na preservação do patrimônio de São Cristóvão, assumirá sua responsabilidade de buscar parcerias com o governo federal e incentivar novos investimentos", disse o governador.

Para a inclusão na lista, a Unesco exigiu a restauração e a preservação do patrimônio. O local ganhou também nova iluminação e o acesso rodoviário da região foi recuperado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade