PUBLICIDADE

Cidades

GO: após mortes de animais, juiz manda afastar diretor de zoo

15 jul 2010 - 17h36
(atualizado às 17h51)
Compartilhar

A Justiça determinou, nesta quinta-feira, o afastamento do diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino. O parque está interditado pelo Ibama no dia 20 de julho de 2009, após uma série de mortes de animais, que levantou a suspeita de poderia haver um fator em comum entre os óbitos.

Em setembro do ano passado, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estipulava prazo até março de 2010 para a adequação da estrutura do local. O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia entendeu que não houve esforço para cumprir o acordo.

A prefeitura de Goiânia divulgou nota afirmando que ainda não foi notificada da decisão judicial, mas que pretende recorrer, já que o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Clarismino Pereira Júnior, disse que o Executivo municipal "confia e sempre confiou na postura técnica-profissional e moral do atual diretor do zoológico".

Apesar de laudos de várias fontes descartarem uma causa em comum para as mortes dos animais, a precariedade da estrutura do parque - que nunca foi reformado em 53 anos de existência - é apontada como um fator de agravamento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade