PUBLICIDADE

Com -7,7°C, água congela em encanamentos de cidade de SC

15 jul 2010 - 15h50
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O frio intenso que derrubou a temperatura para -7,7°C em Urupema, a 200 km de Florianópolis (SC), congelou a água nos encanamentos de muitas casas nesta quinta-feira, além da cachoeira do Morro das Torres, um dos pontos turísticos da cidade. No local, ainda havia gelo por volta das 12h de hoje.

Moradoras observam cachoeira congelada no caminho Morro das Torres, em Urupema
Moradoras observam cachoeira congelada no caminho Morro das Torres, em Urupema
Foto: Prefeitura de Urupema / Divulgação

"Na minha casa, estávamos sem água na pia da cozinha e do banheiro até o meio-dia", disse o chefe da agência da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na cidade, Sebastião de Oliveira Rodrigues. "A água congelou dentro da torneira e não teve jeito", afirmou.

No amanhecer, os termômetros de rua em Urupema marcavam -6°C, temperatura ainda mais baixa que a mínina oficial registrada hoje. Na quarta-feira, a temperatura chegou a -7,8°C.

De acordo com Rodrigues, fechar o registro é a melhor medida para evitar o problema em época de temperaturas muito baixas. "Fechando o registro externo e deixando as torneiras abertas para esvaziar a água excedente é uma forma eficiente de evitar o congelamento", disse. Segundo ele, pelo menos 50 hidrômetros tiveram de ser substituídos por problemas de semelhantes.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade