Imagem aérea mostra casas inundadas em Branquinha (AL)
Foto: Gazeta de Alagoas/Divulgação
O secretário de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, Rogério Teófilo, anunciou nesta terça-feira, que vai antecipar o recesso de julho das escolas atingidas pelas enchentes e que precisam de reparos. Os colégios que servem de abrigo para as vítimas das chuvas também terão as férias antecipadas. As chuvas deixaram pelo menos 41 mortos e cerca de 115 mil desabrigados nos estados de Alagoas e Pernambuco, além de 607 desaparecidos só em Alagoas.
A decisão foi tomada após reunião com os superintendentes e gerentes da secretaria. "Algumas dessas escolas já tinham começado o recesso na sexta-feira, outras iriam começar no início de julho, por isso não haverá prejuízo para os alunos, já que o cronograma de aulas deste ano está dentro do programado", disse Teófilo.
Segundo ele, o departamento de engenharia da secretaria está fazendo um levantamento completo dos estragos provocados pelas chuvas nas escolas. O diagnóstico ainda não foi concluído, mas há relatos de escolas completamente destruídas e outras que sofreram pequenas avarias.
Pontos de arrecadação de doações
Na reunião, ficou decidido também que as escolas que não foram atingidas pelas chuvas irão funcionar como ponto de coleta de doações para os desabrigados. As doações poderão ser feitas a partir desta quarta-feira. Os coordenadores da campanha pedem à população que doem roupas, alimentos não-perecíveis e água potável. Os alimentos coletados pelas escolas serão levados para a sede da Secretaria e depois repassados à Defesa Civil Estadual. O prédio da sede da Secretaria também terá um ponto de coleta.
Vandalismo afeta escolas
O secretário disse ainda que algumas escolas das áreas atingidas pelas chuvas sofreram a ação de vândalos e ladrões durante a tragédia. Na escola Francisco Leão, que fica no Centro de Rio Largo, os ladrões levaram ventiladores, material de limpeza e de cozinha, além do estoque da merenda, que estava guardada na despensa. A escola professor Anaías de Lima Andrade, no Vergel do Lago, foi invadida por 50 desabrigados da região do Dique Estrada e saqueada.
"Todos os prejuízos causados pelas chuvas ou pela ação de vândalos e ladrões estão sendo levantados para que possamos apresentar um relatório completo sobre da situação do nosso patrimônio, da estrutura física das escolas e do estoque de merenda", afirmou o secretário. Onde houve a ação de ladrões, o secretário recomendou aos diretores dessas escolas que registrem queixa na Polícia Civil e encaminhem à Secretaria uma cópia do boletim de ocorrência.
Teófilo disse também que está sendo feito um levantamento completo dos estragos no material didático, carteiras e outros equipamentos das escolas atingidas pelas cheias. "Como temos alguns projetos em processo de formatação, vamos apenas aumentar o número de material solicitado, de acordo com as necessidades de cada escola", afirmou o secretário. Para ele, a parte mais dramática da tragédia - que era salvar vidas - já passou. "Agora tempos que arregaçar as mangas, limpar as escolas e reequipá-las".
MEC
Para reformar as escolas e recuperar os equipamentos, o secretário irá se reunir, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, com o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, e com integrantes do Gabinete de Gerenciamento de Crises. De acordo com Teófilo, essa reunião terá ainda a participação do secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral.
"Vamos levar todos os projetos que temos para antecipar as compras de material e equipar as escolas destruídas pelas cheias", disse o secretário.
Redação Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Gilvano Araújo, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

































Assista agora »
Assista agora »