
Aplaudido, Serra sobe ao plenário para ser empossado
Foto: Reinaldo Marques/Terra
Após uma sessão tumultuada, Montoro ficou com 26 votos, contra 28 de Tripoli. O vereador Carlos Giannazi (PT) lançou sua candidatura sem apoio de outros partidos e computou apenas um voto. Tripoli foi eleito com os votos e o apoio do chamando Centrão, um grupo de partidos que se diz não aliado nem à situação nem à oposição. Criticado por seus correligionários, o vereador pode ser expulso do partido.
Posse e transmissão do cargo
A cerimônia de posse dos vereadores e de Serra começou com 30 minutos de atraso. Os 55 vereadores assumiram seus cargos, e depois Serra foi chamado ao plenário para ser empossado. O prefeito deixou a Câmara logo após fazer um breve pronunciamento e seguiu para a sede da prefeitura, onde ocorreu a cerimônia de passagem do cargo com a prefeita Marta Suplicy.
Em seu discurso no Palácio do Anhangabaú, Serra disse que seu desafio será "assegurar um futuro de oportunidades para as novas gerações" da cidade. "São Paulo será novamente uma terra de oportunidade para todos nós", disse.
O novo prefeito criticou a situação financeira da prefeitura, mas se mostrou otimista em relação à ajuda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A prefeitura está sem dinheiro, isso é bastante evidente, gastou mais do que podia, comprometeu-se além da conta e cumpriu aquém do razoável¿.O prefeito fez questão, porém de pedir que não vissem o comentário "como uma crítica, é apenas uma constatação".
Serra também afirmou que terá muitos desafios, mas disse que a política é a arte de "alargar os limites do possível". "Começando pelos serviços de saúde e educação fundamental, nosso governo subirá encostas e descerá até a beira dos córregos", acrescentou o tucano.
O prefeito ainda avisou que seu mandato será pautado pela ética. "A política não corrói os homens. Alguns homens é que corroem o poder", afirmou. "Para mim, não existe bairro que votou em candidato A ou B. Existe a cidade como um todo, com suas virtudes e seus defeitos", completou Serra em seu discurso. Por fim, o prefeito prometeu fazer um trabalho com "amor, dedicação, pertinência e até teimosia" nos próximos quatro anos.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de posse, que contou com mais de mil convidados, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
- Redação Terra