PUBLICIDADE

Massa polar pode provocar neve no RS e em SC

31 mai 2010 - 11h20
(atualizado às 17h12)
Compartilhar

A massa de ar frio que atua sobre o Sul do País, no início desta semana, provoca forte declínio das temperaturas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e o fenômeno pode causar neve nos dois Estados, conforme a agência meteorológica Climatempo.

Ainda pode nevar no decorrer desta segunda em localidades como Urubici, no alto da serra catarinense, onde a temperatura às 10h era de 3,9ºC. Em São Joaquim, também na serra de Santa Catarina, a temperatura estava em 5,5ºC. Em São José dos Ausentes, na parte mais elevada da serra gaúcha, a temperatura às 10h era de aproximadamente 4ºC. Na região do planalto sul de Santa Catarina pode nevar até quarta-feira.

Durante as madrugadas de terça e quarta-feira, as temperaturas ficarão próximas de 0ºC e pode haver formação de geada. O ar frio associado à umidade do ar favorece uma pequena chance de neve nas áreas altas do planalto sul entre a tarde de segunda e madrugada de terça.

De acordo com as informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram), a progressão da massa polar traz ventos com intensidade média de 30 a 40km/h e rajadas persistentes de 60 a 80km/h, principalmente no planalto sul, litoral sul e grande Florianópolis. Na região marítima, as rajadas do vento sul ficam em torno de 80km/h e deixam o mar muito agitado, com ondas de 3 m a 4 m, em condição de ressaca.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade