PUBLICIDADE

Jobim diz que decisão sobre caças deve sair neste semestre

28 mai 2010 - 15h48
(atualizado às 16h23)
Compartilhar

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira que confia que a decisão sobre a licitação para a compra de 36 caças em que concorrem empresas da França, Estados Unidos e Suécia será tomada "antes que termine o primeiro semestre".

Ele explicou que o assunto está nas mãos do Conselho de Defesa Nacional, que reúne vários ministérios, e deve elaborar um relatório que será discutido depois com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará a decisão final. Segundo um estudo preparado pela Força Aérea, os favoritos para ganhar o concurso são os caças-bombardeiros Rafale, da empresa francesa Dassault, que competem com os Super Hornet F/A-18, da americana Boeing, e os Gripen NG, da sueca Saab.

O ministro disse que confia que o processo estará concluído antes do fim do próximo mês. Ele descartou que o clima de campanha em que o País se encontra possa atrasar a decisão. Segundo Jobim, "a defesa nacional não é desenhada pelos vai e vens da política", mas por "necessidades estratégicas".

O ministro lembrou, além disso, que a renovação da frota de caças-bombardeiros é um assunto que começou a ser discutido em 1995 e que desde então foi suspensa por diferentes razões. No entanto, Jobim afirmou que desta vez o processo avança com firmeza e "será concluído".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade