PUBLICIDADE

vc repórter: religiosa do RS será beatificada em novembro

18 mai 2010 - 15h24
Compartilhar

O Vaticano confirmou na última quarta-feira (12) a beatificação da religiosa Barbara Maix (1818-1873), fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria no Rio Grande do Sul. O processo será concluído em celebração no estádio do Gigantinho, em Porto Alegre (RS), no dia 6 de novembro.

Embora seja natural da Áustria, a religiosa realizou missões no Brasil, vivendo boa parte do tempo no Rio Grande do Sul, nas cidades de Pelotas e Porto Alegre.

A irmã Marlise Handges, diretora-geral da Congregação, estava em Roma (Itália) em razão da Assembléia da União das Superioras Gerais (UISG) e para visitar a comunidade Immacolatto Cuore di Maria quando recebeu a carta com a confirmação da data. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado do Vaticano por meio de telegrama enviado à representação da Congregação em Roma em nome da irmã Gentila Richetti, postuladora da causa.

No fim de março, o papa Bento XVI autorizou a publicação do decreto do milagre atribuído à intercessão de Maix, o que possibilitou a beatificação. O caso relatado foi a cura do menino Onorino Ecker, que, em julho de 1944, teria ficado completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. Uma panela de água fervente que estava em uma fogueira teria caído sobre o garoto.

Em novembro, o Gigantinho será sede de uma missa para ratificar a beatificação, precedida de um momento cultural, definido por Handges como uma explicação sobre a vida de Maix.

O internauta Magnus Regis, de Teresina (PI), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade