PUBLICIDADE

Polícia

PF prende no Brasil segundo homem das Farc

7 mai 2010 - 20h16
(atualizado em 9/5/2010 às 21h07)
Compartilhar

A Polícia Federal em Manaus desbaratou, na quinta-feira, uma quadrilha de traficantes de drogas que atuavam na Região Amazônica. Na operação, foi preso o segundo homem no comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), José Luiz Sanchez, que usa o codinome de Tatareto (gago, em espanhol).

Procurado pelo governo da Colômbia por envolvimento em homicídio, sequestro e extorsão, ele é membro da comissão de finanças da cúpula das Farc, segundo informou o Exército colombiano à PF. Além dele, outras oito pessoas foram detidas e 45 kg de cocaína apreendidos.

A PF nega que a Farc esteja agindo no Brasil. "Na verdade, esse indivíduo veio pra cá para atuar no narcotráfico para levantar capital e financiar as ações do grupo", disse o chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Estado do Amazonas, delegado Leandro Almada da Costa.

Tatareto foi preso quinta-feira à tarde, mas sua prisão foi divulgada somente às 16h desta sexta-feira pela PF de Manaus.

Identidades falsas

Durante 10 meses, a DRE em Manaus investigou a atuação da quadrilha de traficantes, monitorando as comunicações via rádio, com autorização judicial. Quando foi iniciada a operação, os agentes não sabiam que se tratava de um dos comandantes das Farc.

Tatareto atuava no Brasil com identidade falsa de brasileiro, com o nome de Daniel Rodrigues Horosco. Mas, segundo o delegado Leandro Almada da Costa, sua verdadeira identidade foi confirmada por meio das digitais obtidas com o governo colombiano. Os outros presos, um deles irmão de Tatareto, também estavam com identidade falsa de brasileiros.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão determinados pela Justiça começaram a ser cumpridos a partir do meio-dia de ontem. O carregamento de cocaína foi apreendido debaixo de 5 t de peixe, num barco pertencente ao comandante das Farc que estava no rio Negro, próximo de um sítio também de propriedade do guerrilheiro. Segundo o delegado, Tatareto foi preso em uma de suas casas, localizada em Manaus.

Um outro membro da quadrilha preso também é suspeito de ser integrante do grupo armado. Ele possui uma tatuagem das Farc no corpo. Agora, a PF vai iniciar o processo de identificação de todos os presos. No sítio do comandante da Farc, foi encontrada base de rádio com que ele se comunicava com a base na Colômbia.

Tatareto já havia sido preso anteriormente com 10 kg de cocaína num carro, em Manaus. Mas um acompanhante assumiu que era dono da droga e o chefe das Farc foi solto. Mas a PF continuou em seu encalço. Ele foi levado para um presídio estadual.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade