PUBLICIDADE

Florianópolis tem a madrugada mais fria do ano nesta quinta

29 abr 2010 - 12h24
(atualizado às 16h13)
Compartilhar

A madrugada desta quinta-feira foi a mais fria do ano até agora em Florianópolis (SC). A temperatura mínima foi de 14,5°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde de frio anterior era de 15,2°C, no dia 12 de abril. As informações são da Climatempo.

Neblina cobre o município catarinense de Urubici
Neblina cobre o município catarinense de Urubici
Foto: André Arcenio / Divulgação

O frio na capital catarinense foi provocado pela massa de ar polar que atua sobre o Sul do Brasil. A pouca nebulosidade observada sobre a cidade na madrugada de hoje ajudou a aumentar o resfriamento.

Esta mesma massa polar foi responsável pelo recorde de frio deste ano que ocorreu na quarta-feira em Porto Alegre (RS). A temperatura mínima, segundo o Inmet, foi de 8,6°C. Hoje houve um ligeiro aumento da temperatura e a mínima foi de 9,2°C. A menor temperatura registrada no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira foi de 4,1°C em Quaraí, na fronteira com o Uruguai.

Em Santa Catarina, o frio mais intenso ocorreu em Urubici, no alto da serra, onde a mínima foi de 5,3°C. No Paraná, as temperaturas não foram tão baixas por conta da grande quantidade de nuvens que desde ontem está sobre o Estado. A cobertura de nuvens evitou um maior resfriamento do ar. Mesmo assim, a temperatura nesta quinta-feira baixou para 10,4°C em General Carneiro, no sul do Estado. Em Curitiba, a temperatura mínima hoje foi de 15°C.

A tendência é de elevação gradual da temperatura nos próximos dias. Na sexta-feira e no fim de semana, a população da região Sul ainda vai sentir frio durante a noite e no começo da manhã.

A baixa temperatura é um dos principais fatores meteorológicos que geram o nevoeiro (ou neblina) que causa a redução da visibilidade nas estradas e nos aeroportos. Nesta quinta-feira, por conta de um forte nevoeiro, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou com visibilidade de 600 a 800 m entre 7h26 e 9h10. Em Santa Maria, no interior gaúcho, a temperatura era de 5°C às 6h e a visibilidade começou a ficar reduzida já na madrugada. Entre 7h e 9h, a visibilidade no aeroporto local não passou dos 200 m.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade