PUBLICIDADE

vc repórter: classe artística faz protesto em Blumenau, SC

15 abr 2010 - 10h15
(atualizado às 11h15)
Compartilhar

Cerca de 30 artistas fizeram um protesto em frente à Fundação Cultural de Blumenau (SC) na tarde desta quarta-feira. Por volta das 17h30, o grupo, munido com panelas e apitos, se posicionou em frente ao órgão, meia hora antes de uma reunião marcada com a presidente da Fundação, Marlene Schlindwein.

Grupo protestou em frente à Fundação Cultural de Blumenau, em Santa Catarina
Grupo protestou em frente à Fundação Cultural de Blumenau, em Santa Catarina
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Gritos com as reivindicações da classe, como "Fundação Velhaca", "Cadê o Casarão?", "Fora Marlene", "Cadê a Escolinha?", "Paguem o Salão" e "Devolvam os Nossos Braços" ecoavam pela Rua XV de Novembro, no centro do município.

O encontro foi marcado com o intuito de tratar, inicialmente, sobre o não pagamento dos artistas selecionados para o 9º Salão Elke Hering, uma mostra de artes visuais e plásticas ocorrida entre os meses de novembro de 2009 e fevereiro deste ano no Museu de Arte de Blumenau.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, os projetos de 21 artistas foram selecionados e tiveram seus documentos aprovados na terça-feira (13). A previsão é de que as verbas sejam repassadas em até 15 dias.

O grupo também se manifestou contra o fechamento do Casarão das Oficinas, espaço onde eram ministradas aulas de arte, e da Escolinha de Arte. Além disso, foi reivindicado o aumento do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que atualmente está em R$ 400 mil.

Com relação aos pedidos de reforma da Fundação, a prefeitura informa que já há um projeto em tramitação que prevê a reestruturação do prédio. No entanto, o mesmo ainda não teve aprovação final.

"Após a reunião ficou claro que temos uma pessoa que, definitivamente, não representa a classe artística. Diversas tentativas de conversas aconteceram, mas todos os presentes puderem perceber que não há conversa com a Fundação Cultural atualmente", afirma Rafael Koehler, diretor e ator teatral que participou da ação.

"Eu, como diretor, ator e professor de teatro, me sinto extremamente triste ao ser parado na rua e questionado sobre o motivo de nada mais acontecer em Blumenau", diz Koehler.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade