PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Rio: polícia detona artefato enviado a consulado da Venezuela

14 abr 2010 - 11h13
(atualizado às 15h28)
Compartilhar
Luis Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

O Esquadrão Antibombas da Polícia Civil do Rio detonou um artefato suspeito que foi enviado ao prédio onde funcionam os consulados gerais de Paraguai, México, Equador, Venezuela e Holanda no Rio de Janeiro. Após analisar o material do objeto, o Esquadrão Antibombas constatou que, ao contrário do que foi afirmado durante a extração, não se tratava de uma bomba.

Policial mostra bilhete deixado junto ao artefato
Policial mostra bilhete deixado junto ao artefato
Foto: Luís Bulcão Pinheiro / Especial para Terra

Segundo o inspetor Carlos Siqueira, a caixa que chegou ao edifício através do serviço de Sedex dos Correios continha um pacote de papelão com uma fiação em uma das extremidades, simulando uma ligação elétrica que acionaria um dispositivo escondido.

Um helicóptero da Polícia Militar e duas viaturas do Esquadrão Antibombas deram cobertura para a operação. A secretária do cônsul geral da Venezuela, Edgar Gonzalez, foi quem encontrou o pacote suspeito. "Minha secretária abriu parte do pacote onde estava escrita a ameaça e viu o conteúdo", afirmou Gonzalez.

O cônsul venezuelano disse que seu governo já está informado do ocorrido e agora vai redigir um relatório para entrar em contato com o Itamaraty e cobrar providências. "Foi lamentável o que aconteceu em um edifício onde funcionam cinco consulados. Se foi uma ação de retaliação contra a representação diplomática no Brasil, colocando em risco as pessoas que trabalham aqui, acho que estão completamente equivocados", afirmou Gonzalez.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade