PUBLICIDADE

Cidades

Malhação do Judas terá casal Nardoni como alvo principal

2 abr 2010 - 17h17
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

A tradicional festa da malhação do Judas no bairro do Cambuci, zona sul de São Paulo, terá os bonecos representando o casal Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá como tema deste ano. Os bonecos representando os dois já foram produzidos e estão em "exposição" na rua Lavapés, local da festa que neste ano chega à sua 91ª edição.

Magrão posa ao lado dos bonecos de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá
Magrão posa ao lado dos bonecos de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá
Foto: Ricardo Matsukawa / Redação Terra

A malhação do Judas é uma tradição introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É realizada no sábadode Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, que teria traído Jesus, quando este acabou condenado à cruz.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo, normalmente ao meio-dia.

Osvaldo Rodrigues das Neves, o Magrão, está à frente da festa há 25 anos. Autor dos bonecos, ele diz que também produziu um representando Isabella Nardoni, mas este apenas a título de homenagem.

"A festa da malhação do Judas é muito tradicional aqui no Cambuci e começou com os italianos, no fim da durante a década de 20. Todos os anos temos a tradição de malhar alguns políticos que se comportaram mal e pessoas que se envolveram em casos que de alguma maneira agridam a sociedade", diz.

Apesar da tradição da festa, Magrão se diz um pouco desanimado nos últimos anos. O público tem diminuído ano a ano. "Antigamente vinha muita gente, dava briga, problema com a polícia. Quando o negócio ficou mais organizado, muita gente que vinha só procurar confusão acabou sumindo. Mas sumiram também outras pessoas, que começaram a ficar com medo da fama da festa", disse.

"Uma andorinha só não faz verão. O que parece é que as pessoas gostam mais da violência do que da paz. Por conta da mudança, até já quiseram me malhar também", diz.

Magrão afirmou que pensava em preparar mais cinco bonecos, mas desistiu na última hora. Na sua lista estavam o presidente Lula (PT), o presidenciável José Serra(PSDB), o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (ex-DEM, atualmente sem partido), o ex-presidente da Câmara Distrital Leonardo Prudente (ex-DEM, atualmente sem partido) e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM).

A malhação do Judas será realizada ao meio-dia deste sábado na rua Lavapés, altura do nº 800, no bairro do Cambuci, zona sul de São Paulo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade