PUBLICIDADE

Política

Serra entrega renúncia e Goldman será diplomado na terça

2 abr 2010 - 11h51
(atualizado em 15/4/2010 às 09h24)
Compartilhar

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), entregou nesta sexta-feira a sua carta de renúncia ao governo do Estado. O ato é protocolar e não conta com a presença do governante. Serra deixa o cargo para concorrer à presidência da República. O anúncio oficial de sua candidatura deve acontecer no dia 10 de abril, em Brasília, em evento organizado pela direção de seu partido.

José Serra deixa o governo de São Paulo para concorrer à presidência da República
José Serra deixa o governo de São Paulo para concorrer à presidência da República
Foto: Raphael Falavigna / Terra

O texto de renúncia foi publicado na véspera do feriado no Diário Oficial de São Paulo. "Tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência minha decisão de candidatar-me a cargo eletivo, no próximo pleito de 3 de outubro deste ano", diz o texto. "Por esse motivo... solicito que seja dado conhecimento à augusta Assembleia Legislativa de que me afasto definitivamente do cargo de Governador do Estado no dia 2 de abril de 2010."

A lei eleitoral determina que os futuros candidatos nas eleições de outubro devem deixar cargos executivos até este sábado. Serra despediu-se publicamente do posto na quarta-feira ao apresentar um balanço de sua gestão diante de servidores, correligionários e políticos tucanos e aliados no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Com a renúncia de Serra, o vice-governador Alberto Goldman assume o cargo interinamente até a próxima terça-feira, quando será diplomado e tomará posse como governador do Estado. Goldman fica no cargo até o próximo dia 31 de dezembro. Na impossibilidade de ele terminar o mandato, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz (PSDB), será o seu substituto.

A diplomação e a posse de Goldman estão previstas para ocorrer a partir das 15h da próxima terça-feira, em evento na Assembléia Legislativa.

Aos 72 anos, Alberto Goldman é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Foi deputado estadual por duas legislaturas, de 1971 a 1979, e deputado federal por outras seis. Goldman foi ministro dos transportes no governo Itamar Franco e secretário Estadual de Desenvolvimento do governo paulista.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade