PUBLICIDADE

PSDB e DEM entram com ação contra Apeoesp por greve

30 mar 2010 - 18h29
(atualizado em 31/3/2010 às 09h11)
Compartilhar

O PSDB e o DEM entraram nesta terça-feira com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e sua presidente, Maria Izabel Azevedo Noronha. Os partidos justificam que o sindicato e a presidente têm usado o movimento dos professores com fins políticos eleitorais. Fazendo, portanto, política partidária.

De acordo com o PSDB, a ação é baseada em provas, como matérias de jornais e vídeos divulgados, nos quais os grevistas xingam o governador de São Paulo José Serra (PSDB) e fazem referência explícita às eleições deste ano e sua eventual candidatura à Presidência.

A presidente da Apeoesp, segundo o partido, teria negado que as manifestações sejam políticas, mas não nega o partidarismo. Na última sexta-feira, afirma o PSDB, a presidente Maria Izabel foi uma das convidadas para a abertura do 2º Congresso das Mulheres Metalúrgicas do ABC e dividiu o palanque com a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

No mesmo dia, ainda de acordo com o partido, durante manifestações dos professores no Palácio dos Bandeirantes, Maria Izabel teria incitado outros grevistas dizendo querer "quebrar a espinha dorsal desse partido e desse governador", se referindo ao PSDB e o governador José Serra.

O PSDB e o DEM afirmam que os sindicatos são proibidos de se envolverem "na propaganda e nas atividades eleitorais ou partidárias" e que os "absurdos discursos dirigidos ao governador são uma desabrida desobediência à legislação quer por conta de campanha eleitoral antecipada, quer pelo investimento da máquina sindical em âmbito político-eleitoral".

Procurado, o sindicato informou ao Terra que a presidente só irá se pronunciar quando for notificada da representação.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade