PUBLICIDADE

Política

Próximo presidente do Brasil deve ser cidadão de Fortaleza

5 abr 2010 - 07h52
(atualizado em 15/4/2010 às 12h48)
Compartilhar
Dahiana Araújo
Direto de Fortaleza

Após aprovar um decreto concedendo título de cidadã fortalezense para a ministra Dilma Rousseff (PT-SP), no fim do ano passado, e para a senadora Marina Silva (PV-AC), há duas semanas, a Câmara de Vereadores da capital cearense se articula para votar a mesma homenagem para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP).

O mais recente decreto de título de cidadania foi para Marina Silva (PV)
O mais recente decreto de título de cidadania foi para Marina Silva (PV)
Foto: Raphael Falavigna / Terra

Quem vai ficar de fora do festival de mimos em pleno ano eleitoral é o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), um dos políticos mais votados no Ceará e que também se diz presidenciável. Porém, ele já foi agraciado, em 1990, com a mesma homenagem, segundo informações da Câmara Municipal. (Curiosamente, embora tenha uma carreira política no Estado, Ciro não é cearense, mas sim, nascido em Pindamonhagaba, interior de São Paulo.)

Coincidência ou não, as homenagens, que ainda serão entregues, devem render na capital boas oportunidades dos candidatos se mostrarem os redentores da República, tentando junto aos cearenses uma chance de serem lembrados quando seus "conterrâneos" forem às urnas em outubro.

O único parlamentar que não esconde o destaque que sua candidata, Dilma Rousseff, vai ter ao ser agraciada com o prêmio é o vereador Acrísio Sena (PT), que propôs a homenagem a sua colega de partido. O petista lidera na Câmara a base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT) e admite: "Os títulos reforçam mesmo a visibilidade para eles (candidatos) nas campanhas".

A curiosidade do título de cidadã à senadora Marina Silva, que segundo a direção de sua legenda no Ceará vai ser entregue no dia 23 de maio, é que a homenagem partiu de um vereador, Valdeck Vasconcelos, cuja sigla é coligada com o PT de Dilma na capital. "Sou da base aliada, mas isso não me impede de fazer essa homenagem. Eu não vejo problema nenhum", diz ele.

No ano passado, um vereador petista, Ronivaldo Maia, sugeriu a concessão de um título para Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente do presidente Lula, mas, quando a parlamentar deixou o PT, decidiu retirar a homenagem. "Por questões partidárias. Mas isso não quer dizer que ela não mereça", afirmou ele.

Resistência a Serra

Diferente das homenagens para suas concorrentes, o título para José Serra não deve ter tanta facilidade para entrar em pauta. O presidente da Câmara é petista e a maioria dos parlamentares da capital são aliados de Luizianne. No entanto, fala-se nos bastidores da Casa que um acordo foi selado entre os vereadores para que esse tipo de homenagem, independente de questões partidárias, seja aprovada, mesmo a contragosto dos opositores.

O vereador Marcelo Mendes, que propôs a homenagem a Serra, é do PTC e de oposição à atual gestão na capital, mas garante que sua intenção não é destacar o tucano. "Ele nem precisa disso", diz o parlamentar. Relembrando ações de Serra na época em que ele foi Ministro da Saúde, Marcelo ainda declarou: "Se o Serra não merece, quem merece, então?"

Entrega

Os preparativos para a entrega do título de Dilma Rousseff já começaram na Câmara. A Ministra vem a Fortaleza já desincompatibilizada do cargo, entregue na semana passada em cerimônia em Brasília, e chega à capital no dia 12, um dia antes do aniversário da cidade. Os petistas do Estado anunciaram, inclusive, que estão organizando a agenda da presidenciável também para o dia 13, com direito a palanque no interior.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade