PUBLICIDADE

Tuberculose na Rocinha é maior que a média brasileira

24 mar 2010 - 18h51
Compartilhar

A favela da Rocinha, localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tem o maior número de casos de tuberculose do Estado. São 300 pessoas com a doença para cada 100 mil habitantes, número superior à média registrada no Brasil, em torno de 37,4 pessoas para cada 100 mil, segundo dados do Ministério da Saúde.

A média de casos da doença no Rio de Janeiro, de acordo com o ministério, é a maior do Brasil. O Estado lidera o número da incidência de tuberculose, com 68,64 doentes por 100 mil habitantes.

Para Lísia Freitas, gerente do Programa de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Saúde fluminense, o grande número de comunidades pobres facilita a transmissão da doença.

"Na cidade do Rio temos muitas favelas, com isso as pessoas vivem na pobreza e a miséria facilita a transmissão da tuberculose, pois elas não se alimentam direito e acabam ficando com a imunidade baixa", disse.

Segundo Lísia, o Programa de Pneumologia Sanitária conta apenas com três hospitais especializados para o tratamento de pessoas com tuberculose no Estado.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade