PUBLICIDADE

vc repórter: bronzeamento artificial é liberado em São Paulo

12 mar 2010 - 19h30
Compartilhar

O juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara da Justiça Federal, suspendeu nesta quarta-feira (10) a proibição do bronzeamento artificial para fins estéticos em todo o Estado de São Paulo, deferindo a ação movida pelo Sindicato Patronal dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia do Estado de São Paulo (Seemples).

Segundo a conclusão de Giuzio Neto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) "não tem competência para regulamentar leis ou inovar na ordem jurídica ou, ainda, proibir uma atividade econômica por impedimentos de ordem constitucional".

A Agência emitiu uma resolução, a RDC 56/09, que proíbe uso, importação, recebimento em doação, aluguel e comercialização de câmaras de bronzeamento artificial a partir de 11 de novembro de 2009.

Para o juiz, o fato de a Anvisa emitir resoluções, mas não leis que passam pelas duas casas do Congresso Nacional e sanção do Presidente da República, impede a pretensão do órgão em proibir a prática.

Ainda de acordo com o parecer, o fato de o bronzeamento artificial ser nocivo ou não à saúde não faz parte da discussão da validade da medida, "já que se sabe que as radiações solares o são, e ninguém ousaria proibir o bronzeamento nas praias deste país".

O magistrado também compara o bronzeamento a outros produtos considerados nocivos, mas que não sofrem medidas proibitivas, para justificar a desproporcionalidade da ação. "Como observa o próprio autor (da ação), existem inúmeros produtos nocivos à saúde, dentre os quais se pode destacar o cigarro, o álcool e até mesmo uma feijoada, dependendo das condições, e,(dos quais é), evidentemente, incabível a proibição de consumo", discorre o juiz.

O internauta Diogo Duarte Olimpio Vieira, de Santo André (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade