PUBLICIDADE

Ciclone transforma fortes ondas em atração turística em SC

9 mar 2010 - 15h12
(atualizado às 16h14)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

As ondas fortes e com picos de quatro metros de altura levaram muitas pessoas às praias de Florianópolis nesta terça-feira. A ressaca causada pela passagem de um ciclone no oceano deixou o mar muito agitado, consumiu a faixa de areia de várias praias e causou apreensão dos moradores das regiões costeiras.

Na praia da Armação, na região sul de Florianópolis, muita gente se aventurou para fazer imagens e presenciar as ondas. A ressaca não trouxe maiores prejuízos, mas acabou se transformando numa atração turística. Moradores locais e visitantes se aglomeraram nas pedras para acompanhar o fenômeno. "Eu nunca havia visto um mar tão furioso", afirma a gaúcha Silmara Vasconcellos da Gama, 31 anos, que mora em Santa Catarina há apenas dois meses. "A impressão que temos é que elas vão superar toda as pedras e quebrar em cima da gente. A natureza é muito forte", disse.

O morador local Sérgio Luiz Macedo, 61 anos, afirmou que as ondas eram bastante assustadoras, mas garantiu que já chegou a presenciar ressaca mais agressiva nas quase seis décadas que mora em Florianópolis. "Igual já presenciei algumas vezes, mas maior do que essas eu vi só há 40 anos. Naquela época não havia tantas casas na costa e nem existia televisão para nos avisar dos riscos", disse. "O ruim é que estamos há três dias sem poder pescar".

O ciclone passou pelo oceano e não trouxe chuva significativa à região, como era anteriormente previsto pelos meteorologistas. A Defesa Civil mantém a condição de alerta durante toda a noite de terça-feira, com a possibilidade de que ventos com rajadas de até 80 km/h possam atingir a costa. Continua a recomendação de que as embarcações não sejam lançadas ao mar.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Evandro de Meireles e Cesar Carvalho, de Florianópolis (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

As praias de Florianópolis tiveram ondas de até 4 m
As praias de Florianópolis tiveram ondas de até 4 m
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra
vc repórter
Compartilhar
Publicidade