PUBLICIDADE

Política

Lula desiste de participar da posse de Piñera no Chile

5 mar 2010 - 15h28
(atualizado às 15h50)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de participar da cerimônia de posse do presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, prevista para 11 de março no porto de Valparaíso (Chile), disseram nesta sexta-feira fontes da Presidência da República.

"O presidente considerou que a simplificação do ato, sua recente visita ao Chile e o encontro com Piñera em Cancún (na Cúpula do Grupo do Rio) não justificavam a viagem. Por isso, ele preferiu atender a compromissos domésticos, como a preparação da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", disse a fonte.

O Palácio do Planalto indicou que, "por enquanto", não planeja nenhuma viagem de Lula ao Chile depois da posse de Piñera, mas que "quando a situação lá se normalizar, com certeza vai realizar um novo encontro". O presidente esteve esta semana no Chile, país abalado pelo terremoto de 8,8 graus na escala Richter no sábado passado, com um saldo trágico de mais de 800 mortos e milhares de feridos e desabrigados.

No próprio aeroporto de Santiago, Lula expressou pessoalmente sua solidariedade à presidente chilena, Michelle Bachelet, em uma viagem-relâmpago ao Chile, após participar da cerimônia de posse do novo líder uruguaio, José Mujica, em Montevidéu.

A presença de Lula à posse de Piñera não apenas estava na agenda oficial da Presidência para este mês, mas também o próprio Lula havia confirmado sua ida durante o encontro que teve com Bachelet. O Ministério das Relações Exteriores também não informou se o chanceler Celso Amorim ou algum outro representante do governo representará Lula na cerimônia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade