PUBLICIDADE

vc repórter: chuvas podem atrapalhar pesca de tainhas em SC

3 mar 2010 - 20h46
Compartilhar

As chuvas na região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, podem afetar negativamente a safra da pesca artesanal de tainhas em Bombinhas (SC). Se as previsões de concentração baixa de sal nas orlas do litoral gaúcho forem confirmadas, a previsão é de que haja uma queda de 50% na captura de peixes.

Pesca de xarelete antecipa a safra de tainhas
Pesca de xarelete antecipa a safra de tainhas
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter

Ainda que no último domingo (28) os pescadores da cidade catarinense tenham conseguido um expressivo volume de xarelete, a safra mais esperada em Bombinhas é a de tainha, que é obtida em grande volume entre os meses de maio e julho. Segundo o morador Fabrício Jachowicz, cerca de 500 kg do peixe de água salgada foram capturados durante uma noite de pescaria.

As expectativas para a pesca artesanal de tainha na safra de 2010, porém, não são animadoras. Segundo o secretário municipal da Pesca e Aquicultura, César Aldo Lopes, os altos níveis de precipitação registrados na costa gaúcha devem prejudicar a fertilidade das ovas do peixe, pois as chuvas diminuem a concentração de sal perto do litoral, o que afasta precocemente o cardume em direção ao alto-mar.

Se a queda da produção da safra de camarão no Rio Grande do Sul, prevista em 60%, segundo o secretário, for confirmada na semana que vem, a chance do volume de pesca artesanal de tainhas cair de 100t, em 2009, para 50t, em 2010, é grande.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade