PUBLICIDADE

vc repórter: Rio bate recorde com 800 mil turistas no Carnaval

23 fev 2010 - 15h20
Compartilhar

Cerca de 800 mil turistas escolheram o Rio de Janeiro para passar o Carnaval deste ano. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, dia 22, pela Riotur, órgão vinculado à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O público bateu o recorde que havia sido registrado em 2009, com 719 mil turistas. A marca superou ainda a expectativa inicial que era de 730 mil pessoas.

Foliões curtiram os blocos carnavalescos nas ruas de Copacabana
Foliões curtiram os blocos carnavalescos nas ruas de Copacabana
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

A rede hoteleira registrou ocupação de 94%, 10% a mais que em 2009. Já os blocos de rua reuniram cerca de 3,5 milhões de foliões, um milhão a mais do que o previsto, que se divertiram em todos os cantos do município.

Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a pedido da Riotur, mostrou que 93% dos estrangeiros e 98% dos turistas brasileiros pretendem retornar à capital fluminense neste mesmo período. Além disso, 96% dos brasileiros e 98% dos estrangeiros disseram que recomendariam a cidade a um amigo. No total, foram entrevistadas 1049 pessoas na Marques de Sapucaí e 205 no Terreirão do Samba.

De acordo com a Riotur, a segurança também foi reforçada. Em relação ao mesmo período do ano passado, a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat) registrou queda de 26% no número de roubos e furtos contra turistas. Entre as 18h do dia 12 e as 8h do dia 17, foram registrados 84 casos.

Para 2011, a Riotur pretende aumentar o número de banheiros químicos, de 4 mil para 5 mil, e diminuir o número de blocos em Ipanema, Gávea, Leblon, Laranjeiras e Santa Teresa. Alguns blocos poderão ainda ser remanejados.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade