PUBLICIDADE

Polícia

Polícia Militar de Minas Gerais recebe caveirões

19 fev 2010 - 15h27
(atualizado às 15h46)
Compartilhar

Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

Um dos veículos blindados, de cores semelhantes às do Exército, será utilizado em distúrbios civis, como manifestações
Um dos veículos blindados, de cores semelhantes às do Exército, será utilizado em distúrbios civis, como manifestações
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

A Polícia Militar de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira, dois veículos blindados, semelhantes aos caveirões utilizados pelo Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope), que serão usados em ocorrências de alta complexidade, como assaltos a bancos, ameaças de bombas e sequestros.

Um dos blindados, de cor preta, ficará no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), responsável pelas ações complexas. O outro, de cor verde, ficará no Batalhão de Eventos. Este será utilizado no controle de distúrbios civis, como manifestações.

O coronel Sandro Teatini, comandante do Policiamento Especializado, disse que a aquisição dos veículos blindados visa reforçar a segurança pessoal dos policiais militares na atividade operacional, principalmente no desencadeamento de operações de alto risco.

"Este é mais um equipamento que visa a preservação da vida da comunidade e dos operadores de segurança pública. É um recurso a mais que a Polícia Militar dispõe, que caso necessário, será empregado ao combate a má criminalidade", disse.

Teatini informou que os blindados da PM mineira não serão utilizados para incursões em aglomerados, como acontece com os carros semelhantes na capital fluminense.

"Os nossos aglomerados não têm as características da demanda de um veículo blindado. Nas nossas atividades nós entramos e percorremos permanentemente todos os aglomerados e os confrontos eventuais que existem nesses aglomerados são resolvidos pela própria tropa que se faz presente. Não há essa demanda, essa necessidade,¿ disse.

"Em especial nas ocorrências de rebelião, ocorrências com reféns, ocorrências em que há emprego de armas de fogo contra os operadores de segurança pública e que há dificuldade de aproximação, então o vínculo com suas características blindadas permite essa aproximação com segurança desses policiais", afirmou.

Os blindados da PM mineira foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul. Os valores não foram divulgados. Os veículos chegaram a Belo Horizonte há cerca de dois meses e ficaram no pátio do 5º BPM do bairro Gameleira, onde receberam adesivos com o símbolo da corporação.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade