PUBLICIDADE

Santos registra 32 mortes de idosos em 2 dias devido ao calor

10 fev 2010 - 14h36
(atualizado às 16h10)
Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Santos, no litoral paulista, informou que 32 idosos morreram entre segunda e terça-feira devido ao forte calor que atinge a cidade. Dezessete das mortes ocorreram em casa e 15, nos pronto-socorros da cidade.

Os idosos tinham entre 60 e 97 anos e possuíam doenças pré-existentes que foram agravadas com as altas temperaturas, como diabetes, hipertensão ou doença pulmonar crônica.

O órgão informou que, no ano passado, a média de óbitos em residências no mês de fevereiro foi de menos de um por dia. A demanda foi tão superior à esperada que, na noite de segunda, houve falta de formulários para emissão de certidão de óbito. Na terça-feira, a situação foi normalizada.

Segundo a secretaria, é importante beber muita água em dias quentes, porque a desidratação leva a uma desestabilização do organismo. Os idosos sentem menos sede e por isso bebem menos água e, consequentemente, produzem menos urina. Esta situação, aliada a outros fatores, gera ambiente favorável à desidratação.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade