PUBLICIDADE

Lula diz que governo ainda não decidiu sobre compra de caças

5 fev 2010 - 12h47
(atualizado às 13h32)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta sexta-feira que ainda não há qualquer decisão do governo a respeito da compra de novos caças para modernização da Força Aérea Brasileira (FAB). Lula disse que as propostas das empresas continuam sob análise do Ministério da Defesa.

Francês Rafale disputa preferência do Brasil com o sueco Gripen e o americano F-18
Francês Rafale disputa preferência do Brasil com o sueco Gripen e o americano F-18
Foto: Divulgação

De acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo naa quinta-feira, Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, teriam decidido escolher o caça francês Rafale, depois que a fabricante Dassault reduziu de US$ 8,2 bi para US$ 6,2 bi o preço final do pacote de 36 aviões para a FAB.

"Um dos pontos dos quais não vamos abrir mão é o compromisso da empresa de promover a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta", afirmou o presidente em entrevista ao Jornal do Comércio.

Ele disse ainda que, antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto, submeterá a análise feita pelo Ministério da Defesa ao Conselho de Defesa Nacional, "tendo em conta as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa".

Lula afirmou que a escolha entre o caça francês Rafale, o sueco Gripen e o americano F-18 deve levar em consideração a necessidade de estabelecer a política nacional de defesa como "um eixo de desenvolvimento e de autonomia tecnológica".

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade