PUBLICIDADE

Temperatura deve chegar aos 40°C no Rio e no RS

3 fev 2010 - 12h12
(atualizado às 12h25)
Compartilhar

Nos dias 10, 11 e 19 de janeiro, a capital do Rio de Janeiro registrou temperatura de superior aos 40°C. Medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que a maior temperatura de 2010, até agora, foi de 40,4ºC, no dia 10 de janeiro. Já no Rio Grande do Sul, na tarde de terça-feira, os termômetros marcaram 39°C em Porto Alegre. Segundo a Climatempo, um novo recorde de calor poderá ser estabelecido nos dois Estados até o próximo domingo.

No Rio, morador se refresca em uma queda d'água no monte Corcovado
No Rio, morador se refresca em uma queda d'água no monte Corcovado
Foto: AFP

No Rio Grande do Sul, o calor começou a aumentar no último sábado. Desde então, Porto Alegre registrou sucessivos recordes de calor, chegando aos 39°C na terça-feira. Segundo o Inmet, a maior temperatura já registrada na capital gaucha foi no dia 1 de janeiro de 1943, quando os termômetros marcaram 40,7ºC. Em 17 de fevereiro de 1929 o calor chegou aos 40,4ºC.

Na madrugada desta quarta-feira, a temperatura em Porto Alegre não ficou menor do que 27ºC. A situação foi parecida em muitas áreas do interior do Rio Grande do Sul.

Calor deve continuar

De acordo com a Climatempo, as ondas de frio polar estão sendo bloqueadas no sul da Argentina, o que faz com o que calor permaneça. Nesta quinta-feira, uma nova frente fria vai avançar para o litoral do Rio Grande do Sul, mas sem força para fechar o tempo e baixar a temperatura.

A frente fria que deve realmente causar mudanças no tempo só deve entrar no Sul do Brasil na segunda-feira que vem. Enquanto o ar polar não chega para temperar o ar muito que está sobre o País, os Estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste vão esquentar ainda mais. Vários recordes de calor poderão ser observados até o domingo que vem.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade