PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Marina Silva quer co-presidente da Natura como vice

28 jan 2010 - 14h21
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) afirmou, nesta quinta-feira, na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre (RS), que é seu desejo, como pré-candidata à Presidência da República, assim como do partido, que o candidato a vice na chapa seja o co-presidente do conselho de administração da Natura, Guilherme Peirão Leal.

A senadora Marina Silva falou a empresários na Federasul, em Porto Alegre
A senadora Marina Silva falou a empresários na Federasul, em Porto Alegre
Foto: Nabor Goulart / Divulgação

"Eu fiz questão que ele se filiasse em tempo hábil, exatamente pelo fato da contribuição que aporta, do ponto de vista político e social e da importância que tem com a agenda socioambiental do País, como empresário que tem trabalhado a questão da sustentabilidade quando esse tema ainda não era moda. E, obviamente, que filiá-lo em tempo hábil tem sim a ver com o desejo do PV e o meu que ele possa compor a chapa, mas ele mesmo disse que está fazendo essa avaliação. O desejo á de ambas as partes", disse Marina.

Leal, que é administrador formado pela Universidade de São Paulo (USP) e empresário, se filiou ao PV no dia 30 de setembro. "Quando me filiei, disse que isso era um gesto político. A data de filiação tem um significado, obviamente. Um significado de que eu estava a serviço de um movimento que a senadora Marina Silva estava fazendo." Antes mesmo de se filiar, o empresário disse que já discutia seu posicionamento com a sociedade e com o meio empresarial.

Além da senadora, Leal e o presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, também palestraram a empresários na Federasul. Apesar de ambos demonstrarem o desejo da chapa puro sangue - composta por Marina e Leal -, a confirmação do nome do vice só deverá ser divulgada na convenção do partido, que tem de ocorrer, de acordo com o calendário eleitoral, em junho.

O Psol informou, em nota divulgada no dia 21 de janeiro, que a legenda encerrou a negociação com o PV em torno da pré-candidatura da senadora Marina Silva. Descontente com a aproximação do PV com o PSDB no Rio de Janeiro, a Executiva do Psol anunciou Martiniano Cavalcanti, fundador do Psol, como pré-candidato à Presidência. A nota foi assinada pela presidente do Psol, Heloisa Helena, pela deputada federal Luciana Genro (RS) e outros membros do partido.

Marina Silva disse que não houve uma retirada do apoio do Psol ao PV, porque não havia uma aliança formal ainda. "Havia uma conversada entre o Psol e o PV. Nós chegamos a constituir uma comissão para aprofundar o diálogo, havia um interesse muito grande meu e de Heloísa que pudéssemos caminhar juntas. Sabíamos que era difícil, mas o Psol chegou ao entendimento, e nós, do PV, também, de que não era possível uma aliança formal. Mas o diálogo continua", afirmou a senadora acreana, que disse ainda que está trabalhando, com outras lideranças, para eleger Heloísa Helena ao Senado pelo Estado de Alagoas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade