PUBLICIDADE

Política

Lula é trabalhador obsessivo e deve descansar, diz Temporão

28 jan 2010 - 09h45
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem, depois de ter passado mal em uma crise hipertensiva na noite de quarta-feira e recebido atendimento médico. "O problema é que o presidente é um trabalhador obsessivo, não para. O que ele precisa agora é descansar", disse Temporão em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro.

Segundo o ministro da Saúde, presidente não para
Segundo o ministro da Saúde, presidente não para
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Lula passou a noite internado no Hospital Português, em Recife (PE), e agora segue para sua casa em São Bernardo do Campo (SP), onde deverá descansar. O presidente cancelou a ida ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. No evento, ele receberia o prêmio de Estadista Global. Lula será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Entenda o caso

Lula descansou toda a noite no hospital após receber tratamento para estabilizar a pressão, que estava em 18 por 12 quando os médicos diagnosticaram a crise. O presidente passou mal durante um jantar na noite dessa quarta e recebeu o diagnóstico dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) quando se preparava para embarcar rumo a Zurique, na Suíça.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula passou o dia indisposto e cansado na capital pernambucana. As avaliações preliminares da equipe do médico Cléber Ferreira, que acompanha o presidente, já haviam registrado uma alteração de pressão, e Lula teve de passar por uma bateria de exames.

No hospital, o presidente se submeteu a exames de eletrocardiograma, raio X do tórax, tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue. Ao descartar um quadro clínico grave, a equipe médica recomendou diurético a Lula, que passou a noite internado.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade