PUBLICIDADE

vc repórter: Sommerbierfest reúne 7 mil pessoas em Blumenau

22 jan 2010 - 08h35
(atualizado às 14h08)
Compartilhar

A alegria tomou conta de Blumenau (SC) nesta quinta-feira (21) com a realização da terceira noite da Sommerbierfest. O evento, programado para todas as quintas-feiras até o dia 11 de fevereiro, lembra a Oktoberfest, tradicional festa alemã que acontece anualmente em outubro no município. De acordo com os organizadores, 7.588 pessoas compareceram ao Parque Vila Germânica.

Público compareceu em peso na terceira noite da Sommerbierfest, em Blumenau
Público compareceu em peso na terceira noite da Sommerbierfest, em Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Ao som da música alemã e com muito chope, as bandas Primavera e Super Banda Choppão e os grupos folclóricos Blumenauer e Freundeskreis foram os responsáveis pela animação do público.

"Por causa do mau tempo, o desfile típico que era para ocorrer às 19h foi transferido para as 20h30 dentro do setor 1 do Parque Vila Germânica", conta o internauta Jaime Batista da Silva. A ação que antecede a festa costuma percorrer as ruas Itapiranga, Humberto de Campos e Alberto Stein.

Na última quinta-feira (14), a segunda noite da festa superou a expectativa dos organizadores reunindo 10.824 pessoas. Na abertura, dia 7, o público foi de 7.285 pessoas.

"A expectativa é de superar a marca de 50 mil pessoas neste ano", afirma Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica. Em 2009, 48 mil visitantes prestigiaram a Sommerbierfest. É possível que em 2011, a festa passe a acontecer no setor 2 do Parque. Segundo a organização, o novo espaço é justificado pelo crescimento do evento.

Exposição

Até o dia 16 de fevereiro, o setor 2 do Parque Vila Germânica também recebe uma exposição sobre a Oktoberfest. Carros alegóricos, jardins temáticos e as alegorias criadas para os desfiles oficiais estão expostos na mostra. Fotos das 26 edições da festa e trajes típicos mostram ao público a trajetória do evento.

Além disso, por meio de cartazes, blumenauenses e turistas podem conhecer um pouco mais sobre o processo que culminou na queda do Muro de Berlim, em 09 de novembro de 1989. Fotos e textos retratam os primeiros protestos, a pressão dos refugiados e o crescimento das manifestações até o fim do regime ditatorial. A mostra tem colaboração da Embaixada da Alemanha e do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA).

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade