PUBLICIDADE

Turistas argentinos lotam praias de SC mesmo em dias nublados

18 jan 2010 - 10h41
(atualizado em 4/2/2015 às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Fabrício Jachowicz
Direto de Florianópolis

Para eles, não tem tempo ruim. O dia pode estar nublado e até mesmo chover um pouquinho. Mesmo assim, os turistas argentinos não arredam pé das praias de Florianópolis (SC) neste mês de janeiro.

Os cardápios, cartazes e propagandas são escritos em espanhol em Canasvieiras
Os cardápios, cartazes e propagandas são escritos em espanhol em Canasvieiras
Foto: Fabrício Jachowicz / Especial para Terra

Em Canasvieiras, balneário da região norte da cidade e tradicional reduto dos visitantes da Argentina, eles são a completa maioria. O bairro se transforma totalmente no verão e chega a ser mais fácil encontrar automóveis com placas do país vizinho circulando pelas ruas. Até mesmo os cardápios, cartazes e propagandas são escritos em espanhol.

Os argentinos mais uma vez invadiram o litoral de Santa Catarina neste início de ano. A pequena faixa de areia de Canasvieiras lota praticamente todos os dias, faça chuva ou faça sol. Os banhistas se amontoam na areia e encontrar um espaço para tomar sol é o maior desafio. "Temos que dividir. Enquanto duas ficam na cadeira as outras duas tomam sol de costas", afirmou Liliana Camila Rodas, de Buenos Aires, que passa o verão no Brasil com outras três amigas. "Pelo menos até agora não brigamos nenhuma vez", disse.

A movimentação de tantos argentinos, a água calma da região norte da ilha e as opções de comércio são apontadas pelos visitantes como os principais atrativos do bairro de Canasvieiras. "Amo a cidade, prefiro as águas mais tranquilas da região norte de Florianópolis", disse o turista Luis Arengo Gutierrez, que há 30 anos passa o verão na capital catarinense. "É quase uma vida inteira vindo passar férias aqui. Não troco por nada", afirmou.

De acordo com as informações da Santur, órgão oficial de turismo de Santa Catarina, o número de visitantes internacionais nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado foi de 518 mil pessoas, sendo cerca de 146 mil turistas apenas em Florianópolis. Pelo menos 85% deles vêm da Argentina e de países do Mercosul.

A estimativa do órgão, que ainda não possui dados oficiais de 2010, é a de que o número de "hermanos" neste verão seja bem maior. Para os empresários que trabalham na região, a temporada tem se mostrado mais "lucrativa". "O argentino não tem consumido muito, mas este ano parece haver mais turistas do que verão passado", afirmou Carlos Henrique Garcia, proprietário de uma pousada em Canasvieiras.

Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Fabricio Jachowicz, de Bombinhas (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade